MORADA
Entrada Principal
Rua Domingos Machado, 186
4250-201 Porto
CONSULTA EXTERNA
Rua Pedro Hispano, 923
CSB360º – NEWSLETTER CSB
LIVRO DE RECLAMAÇÕES ELETRÓNICO
Nº de Inscrição ERS 14044
ERS Número de Registo do Estabelecimento E106530
Saudações!
A patologia das glândulas salivares é vasta. Mas, como em qualquer área da medicina, existem entidades nosológicas mais frequentes ou graves das quais é importante conhecerem-se as suas manifestações clínicas. Na Medicina Geral e Familiar, a patologia salivar facilmente passa despercebida e é gerida pontual ou superficialmente.
O encontro Patologia Salivar e Medicina Geral e Familiar pretende, primeiro, sumarizar as doenças comuns das glândulas salivares e demonstrar uma metodologia diagnóstica prática e, depois, convidar Colegas de Medicina Geral e Familiar a apresentar casos clínicos de patologia salivar com os quais se tenham deparado na sua actividade quotidiana.
Uma mais-valia na actualização em glândulas salivares!
Boas-vindas,
Tiago Fonseca.
As glândulas salivares são os órgãos que produzem e secretam a saliva. As glândulas salivares relacionam-se anatomica e fisiologicamente com a boca e a saliva desempenha variadas e importantes funções na cavidade oral. As doenças das glândulas salivares e as modificações da saliva podem dever-se a problemas intrínsecos ou resultar de alterações sistémicas, manifestando-se de modo indolente ou de forma aguda.
Ainda que a população em geral saiba o que é a saliva, pouco ou nada sabem sobre as glândulas salivares. Por outro lado, embora os profissionais de saúde tenham formação na área, a vivência clínica com estes órgãos é escassa ou nula. Por último, quando existe a suspeita ou a confirmação de uma patologia salivar, há dificuldade em selecionar o profissional de saúde ou referenciar para o especialista mais adequado.
A escassez de conhecimentos sobre as glândulas salivares, a ideia de que a patologia salivar é incomum, o confundimento com problemas em estruturas anatómicas vizinhas e a dispersão da abordagem por vários profissionais de saúde não raramente faz com que o diagnóstico não seja o mais atempado e/ou a terapêutica não seja a mais adequada, conduzindo à persistência ou ao agravamento da situação clínica.
Assim, a Medicina Geral e Familiar encontra-se em posição privilegiada na abordagem da patologia salivar, constituindo um papel fulcral não só na identificação das alterações das glândulas salivares e na gestão das situações mais frequentes, mas também na referenciação para um profissional ou centro específico e no seguimento paralelo a uma possível consulta especializada ou após um eventual episódio de urgência.
› Sistematizar a metodologia de avaliação clínica do doente com patologia salivar
› Rever a patologia salivar mais frequente e relevante para a Medicina Geral e Familiar
› Apresentar casos clínicos de patologia salivar identificados pela Medicina Geral e Familiar
› Médicos internos e especialistas de Medicina Geral e Familiar
› Médicos internos do AC e da FE em áreas da cabeça e pescoço
› Médicos dentistas e outros profissionais de saúde interessados